Android Lollipop possui falha grave de vazamento de memória e Google não admite tal fato


 Enquanto a maioria de nós ainda está usando o Android Jellybean ou KitKat, algumas pessoas já estão desfrutando do novo sabor do Android, principalmente os donos de dispositivos da linha Nexus ou GPE. No entanto, há um preço a pagar para obter este acesso mais cedo à nova versão do sistema – bugs. Embora o Android 5.0 tenha passado por uma longa bateria de testes e ainda tenha contado com versão prévia disponibilizada quatro meses antes para os desenvolvedores, infelizmente, é normal haver erros.

 Desde o lançamento original do 5.0, a Google publicou pelo menos duas atualizações. A primeira, Android 5.0.1, foi lançada para os Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5, Nexus 4 e Nexus 7. A segunda, Android 5.0.2, foi lançado para o Nexus 7 (2012), que não teve uma atualização para o 5.0.1.

 Como resultado a maioria dos usuários do pirulito está usando o Android 5.0.1, mas o problema é que esta versão tem um bug. Na verdade, qualquer engenheiro de software irá dizer-lhe que o Android 5.0.1 tem muitos bugs. No entanto, este em particular parece ser muito sério.

 De acordo com comentários postados no Relatório de Falhas do Android, os usuários do 5.0.1 estão ficando bastante irritados com o problema de vazamento de memória, e quando o vazamento atingiu um ponto crítico, em seguida, o Android tenta compensar forçosamente fechando os aplicativos para liberar recursos. O que o gerenciador de recursos do Lollipop não consegue identificar é que grande parte da memória fica “morta” sem utilidade nenhuma para o sistema.
 Um vazamento de memória ocorre quando o Android aloca um pedaço da memória do sistema para uma tarefa e, em seguida, não o libera novamente. Isso significa que, ao longo do tempo mais e mais megabytes serão alocados e jamais devolvidos. Mesmo com 2 ou 3GB de RAM, eventualmente, o sistema vai ficar sem memória, e isso não é nada interessante.

 A lista de reclamações no Relatório de Erros do Android já é bem longa, e ainda não sabemos se a Google ou os desenvolvedores do sistema já está trabalhando em uma solução. No entanto, parece que a Google ainda não reconheceu esse problema como um bug, e que ele esteja atrelado ao código-fonte.

 O problema é que todas as fabricantes que estiverem trabalhando em suas atualizações atualmente estarão presas a este bug. Enquanto a Google não admitir o problema e lançar uma correção com o Android 5.0.3 Lollipop, continuaremos com um sistema que não consegue usar a memória RAM disponível de forma inteligente.

 Por enquanto, a única solução é reiniciar o seu smartphone quando a memória estiver cheia, pois quanto mais blocos não alocados estiver acumulando, mais lento o seu smartphone ficará e isso é um problema bem irritante que precisa ser corrigido o mais rápido possível.

Fonte: Tudocelular

Comentários